Benefícios da Natação

A nadadora master Sonia Feitosa, de 90 anos, começou a nadar aos 5 anos, sendo que em 1937 ela foi considerada a menor nadadora do mundo. Está entre as dez melhores nadadoras do mundo na prova de 50m livre, é recordista sul-americana na prova de 100m medley e recordista brasileira na prova de 50m livre. Nada regularmente, e se sente uma jovem, vencendo metragens superiores a 1.500m.

O nadador master Marcelo Renault Miranda de Freitas, nos seus 80 anos, começou a nadar com 13 anos, nada em média 6 km por semana.

É Campeão Sul Americano e Brasileiro na prova de 1500 metros nado livre. Nadou a travessia 14 Bis de 24km em 6 horas e 45 minutos, no percurso de Bertioga à base aérea de Guarujá, ganhando a categoria mais 65 anos, nos seus 74 anos e conquistou o Troféu de Herói da Resistencia dado pela Aeronáutica. E pretende participar do Mundial Master de Natação que será realizado no Japão em 2022. Ele nada 4,5km por dia de segunda-feira a sexta. 13,5km por semana. Foi tricampeão brasileiro em 2020 nos 5km com tempo de 1h45.

Com a natação, o pulmão libera oxigênio ao sangue e ao coração e melhora a condição das células. Assim, os sinais da idade demoram mais a aparecer. A diferença na saúde e no condicionamento para quem percorre de 3 a 5 quilômetros por semana pode chegar a 20 anos.

Um estudo da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, feita pelo pesquisador Joel Stager com nadadores acima de 25 anos, mostra que eles perdem menos massa muscular com o passar do tempo, têm artérias mais saudáveis, reflexos mais rápidos e melhor memória que a média das pessoas da mesma idade.

A velocidade de transmissão de estímulos nervosos de um nadador de 80 anos, por exemplo, é equivalente à de um indivíduo 30 anos mais jovem. Além disso, a pressão arterial e os batimentos cardíacos ficam mais estáveis.

Todo bom resultado, porém, depende de algumas regras, como a regularidade e a intensidade do exercício. Para muitos, a natação melhora a qualidade de vida, os resultados dos exames de sangue e a capacidade de andar e subir escadas.

Segundo o geriatra Wilson Jacob Filho, os idosos só devem ter alguns cuidados: começar de forma leve, até o corpo de habituar; verificar se a temperatura da água está próxima da corporal (os mais velhos estão mais sujeitos ao choque térmico e a alterações de umidade e sensibilidade); e cuidar ao entrar e sair da piscina, para não escorregar no piso molhado e se machucar.

Jacob Filho destacou também que as atividades físicas estimulam os ossos a se renovar, combatendo perdas e consequentes fraturas. Na avaliação do especialista, o idoso só deve ser poupado se houver alguma recomendação médica.

Além da terceira idade, a natação atrai os jovens que mergulham, literalmente, no mundo das competições e sonham com as Olimpíadas. Para eles, a modalidade proporciona trabalho em grupo e convivência interpessoal.

Fonte: Programa Bem Estar – G1 – Globo

Veja os benefícios que a natação traz para o seu corpo:

Mente

Substitui as células mortas do cérebro

Músculos

Fortalece os músculos abdominais, braços e pernas

Coração

Reduz o risco de doenças cardíacas

Asma

Constrói e aumenta a potência pulmonar

Esqueleto

Melhora a saúde dos ossos

Flexibilidade

Mantém os músculos flexíveis e saudáveis

Longevidade

Melhora a imunidade

Cartilagem

Reduz o impacto nas articulações

Controle do peso

Queima de 500 calorias por hora

Diabetes

Manter os níveis adequados de glicose

Hipertensão

Mantem a pressão arterial baixa

Bem Estar

Melhora o humor e a auto estima

Comece agora mesmo a criar o seu treino de natação!

Olá, sou Elizabeth Ribeiro, tenho mais de 30 anos de experiência em competições e treinamentos para natação e queria te apresentar nossa plataforma de treinamentos customizados.

Clique no botão a seguir, e saiba mais sobre nossos serviços e comece a ter mais saúde e qualidade praticando natação.