Cerimônias
de Premiação

A Cerimônia de Premiação está presente na maioria dos eventos esportivos. Este é o momento do coroamento do esforço do(s) atleta(s), torne-o eterno.

Dificilmente, temos o(s) registro(s) dos momentos de um jogo, ou disputa individual, mas a premiação, este é o momento mais fotografado. Sempre ganha as páginas da web, do facebook e o instagram e os álbuns de boas recordações.

Portanto, a premiação deve ser organizada e bem executada.

Etapas de uma premiação:

  1. Organização do local:
    1. Pódio;
    2. Banner;
    3. Sistema de som e estruturas necessárias;
  2. Preparação dos itens para a premiação:
    1. Música, para entrada dos atletas;
    2. Definir o local onde os premiados vão aguardar a premiação e também local onde as autoridades vão ficar. Defina também o deslocamento dos mesmos.
    3. Roteiro de premiação, com resultado, nome dos atletas e nome das autoridades que vão fazer a premiação; ANEXO: Protocolos de premiação individual e coletivo.
    4. A Cerimônia de premiação, organizar todos os deslocamentos, como levar troféus e medalhas, podem ser entregues diplomas, ou cheques representativos do valor, onde e como serão posicionadas;
    5. Haverá hinos, hasteamento de bandeiras (sempre ocorre em eventos internacionais);
    6. Onde ficaram os fotógrafos e cinegrafistas (extremamente importante, para uma boa divulgação do evento).
    7. A Cerimonia completa, entradas e saídas.

DETALHES DE CADA ITEM

  • Roteiro da Premiação
    • Existem vários roteiros de premiação, dos esportes individuais, esportes coletivos, Travessias com várias categorias, assim como as Corridas e os Jogos que reúnem várias modalidades.

Diversos protocolos de premiação individual e coletivo. Além da premiação completa Travessia dos Fortes e Prêmio Brasília de Esporte. 

  • Na natação e no atletismo, como são muitas premiações, informamos o locutor apenas a autoridade que fará a premiação, exatamente, pelo grande número de provas que são premiadas num só dia.
  • No Judô e Karatê, são premiados sempre 4 atletas, 1 primeiro lugar, 1 segundo lugar e 2 terceiros lugares.
  • Utilizamos para premiação uma música clássica para uma entrada dos atletas e durante a premiação, deixamos como música de fundo.
  • Para a entrada dos atletas geralmente só anunciamos a categoria a ser premiada e os atletas se posicionam atrás do pódio. Desta forma evitamos anunciar duas vezes o nome dos atletas.

Clique nos links e confira alguns exemplos de protocolos:

Antes da premiação, reservamos um espaço para a concentração dos atletas que serão premiados, pois é bastante enfadonho, chamar um atleta várias vezes para a premiação.

CASE 1: Na premiação, da Travessias dos Fortes, fui convidada a resolver a premiação que era sempre cansativa e demorada. Então, colocamos várias cadeiras com todas as categorias e sempre 1º., 2º, e 3º. Lugar, pois assim que uma fileira completava, fazíamos a premiação, o que levou os atletas a permanecerem no local, para agilizar a premiação.

CASE 2 – Nos Jogos Escolares de Poços de Caldas utilizei a mesma organização de cadeiras, apesar de haver modalidades diferentes.

CASE 3 – Nas modalidades coletivas o maior problema é levar o terceiro colocado para receber a premiação, então, a melhor solução é realizar a disputa de 3ª. e 4ª. Lugar, antes do Jogo principal.

CASE 4 – Nos Jogos Escolares, quando realizamos a premiação dos esportes coletivos adotei 3 fitas no chão com a mesma cor do pódio, somente a cor vermelha representava, o pódio verde, assim quando cada time chegava para a premiação já sabia exatamente onde ficar. Isto deu mais rapidez e organização para a premiação.

O Pódio

Observe que não há necessidade de colocar 1º, 2º. e 3ª. escrito no podio, apenas a altura e/ou cor já define esta situação.

Local para Autoridades

Se for possível, reserve um local para as autoridades, isto dará mais velocidade a premiação.

aberturas03

Cerimônias da Premiação

Esta organização do Pódio com local para todos, facilitou muito a premiação, pois definimos:

  1. Local para receber os atletas (equipes)
  2. Local para as autoridades
  3. Mesas para organização das medalhas e troféus
  4. Púlpito do Locutor

Uma organização simples e bastante eficiente.

  • Bandejas e prêmios
  • As bandejas devem ser firmes, porém leve. Não deve ter alças, pois o condutor, fica em uma posição anatômica desconfortável, podendo inclusive comprometer a entrega das medalhas.
  • Quanto temos apenas as medalhas das competições individuais, as bandejas de acrílico além de bonitas, podem ser utilizadas, mas para as modalidades coletivas que são entregues entre 15 a 18 medalhas de cada vez, fica bastante pesada para o condutor, conduzir e esperar a premiação.